O PODER DO PEELING !

29/06/2013 13:02

 

 

O que é o peeling químico ?

 

 É um tratamento multifuncional, que pode ser usado tanto no rosto quanto no corpo, e é indicado para resolver problemas que exijam a troca de uma pele antiga por uma pele mais nova e saudável, como no caso de  manchas (sejam elas provocadas por gravidez, exposição ao sol, cosméticos, anticoncepcionais, stress ou predisposição genética) ou no caso de rugas, poros dilatados, pele com textura áspera, hiperpigmentação, sardas, melasmas, acne vulgar, rosácea e ceratose pilar (aspereza da pele). Pode inclusive minimizar os efeitos do envelhecimento cutâneo em áreas como mãos, braços, coxa, barriga, mama e rosto. Também pode tratar casos de estrias jovens e minimizar cicatrizes, até mesmo as de acne.

 

 

 

 

 O que é o peeling superficial?


Como o nome indica, este peeling é utilizado para lidar com manchas  na superfície da sua pele. Como em todo o género de peeling facial são necessários cuidados posteriores, tais como a utilização de protetor solar, uma vez que a sua pele irá começar a descamar e ficará sensível Este género de peeling pode ser feito por qualquer pessoa.

 

O que é o peeling médio?


Este é um género de peeling facial que atua mais profundamente na sua pele, numa "camada" chamada de derme, é utilizado para eliminar cicatrizes, rugas e marcas profundas na sua pele. É necessário um período de cerca de uma semana, em que terá que possuir extremo cuidado com a sua pele, uma vez que a camada de proteção desta foi destruída durante o peeling.

 

O que é o peeling profundo?


Este gênero peeling facial é utilizado quando as mulheres possuem peles muito velhas, ou rugas profundas. Embora não apresente riscos de maior para a saúde da paciente, é necessária a internação e o acompanhamento especializado. E por uma questão de saúde é melhor que seja feito por profissionais de saúde.

 

 

:

 

 

 Alguns ácidos utilizados para fazer o peeling :

 Ácido salicílico,ácido glicólico,ácido mandelico,ácido hialurônico entre outros.

 

ALGUNS EXEMPLOS DE PEELING:

:

Peeling Físico
Um ato mecânico (lixa ou cristais) é usado para lixar as células das camadas superficiais e até médias da pele.

Peeling Biológico ou Enzimático
Peeling feito com ácidos de frutas (enzimas) que geram descolamento da camada mais superficial da pele.

Peeling Vegetal (Gommage)
Imita um ato mecânico de esfoliação.

Manchas na pele


Muito parecido com o enzimático, no qual também são usadas substancias químicas, mas com o intuito de agredir e destacar qualquer das camadas da pele, dependendo da substância e do número de camadas usadas.

No verão, os peelings superficiais são os mais indicados, como os enzimáticos e derivados de ácidos de frutas como o AFA's e Peeling da Casca da Laranja (orange peel). Podemos usar ainda as clássicas e bastante conhecidas substâncias como ácido salicílico e suas modificações como biomedic peeling. Os peelings de cristal também são uma ótima opção.

Hoje o que há de mais moderno são as associações de técnicas como o peeling de coral do mar morto (mecânico) com outro de ácido de frutas, como o peeling de maçã ou ácido glicórico. Cada ácido tem uma ação específica que estimula mais ou menos intensamente a formação de colágeno. De qualquer maneira, todos renovam a pele.

A grande tendência é a combinação de diversas técnicas para o procedimento ter melhor resultado sem ter que ser tão agressiva, como a combinação de peeling com luz pulsada na mesma sessão ou de peeling mecânico antes de um peeling químico. Os peelings mais profundos ou a laser ficam reservados para épocas de menos calor e para casos mais graves de envelhecimento cutâneo.

Uma das grandes novidades são os peelings a laser tipo CO2 ou Dermaroller, que faz um peeling a frio. Eles são indicados para pacientes com quadros mais graves de envelhecimento da pele e cicatrizes de acne profundas. Embora proporcione os melhores resultados no rejuvenescimento facial, o peeling de fenol deve ser muito bem indicado e executado apenas por dermatologistas acostumados com a técnica, devido às dificuldades apresentadas no pós-peeling. Entre as principais indicações para realização do peeling de fenol temos: envelhecimento cutâneo avançado com rugas profundas e o tratamento de cicatrizes de acne.

Vale lembrar que toda mulher quer ter uma pele bonita e saudável, porém, mulheres grávidas que estejam amamentando e adolescentes não podem fazer determinados tipos de peeling, principalmente os que utilizam ácido.

Mas para aquelas que realmente querem usufruir de uma pele jovem, a receita é utilizar cremes à base de ácidos retinóico, glicólico, vitamina C tópica e fósforo.

 

Contra indicado para pele negra:


Estes peelings não devem ser realizados por pessoas com a pele negra, uma vez que podem originar inúmeras manchas, devido a lesões que provoca na pele. Nestes casos é aconselhado consultar um dermatologista de forma a se aconselhar sobre o melhor tratamento para a sua pele

 

Duração e frequência do tratamento :

 Depende do tipo de ácido a ser utilizado, do objetivo do tratamento, do tipo de pele e da área a ser tratada. Pode-se dizer que em média 5 ou 6 sessões, feitas quinzenal ou mensalmente, são suficientes.

poros dilatados, pele com textura áspera, hiperpigmentação, sardas, melasmas, acne vulgar, rosácea e ceratose pilar (aspereza da pele). Pode inclusive minimizar os efeitos do envelhecimento cutâneo em áreas como mãos, braços, coxa, barriga, mama e rosto. Também pode tratar casos de estrias jovens e minimizar cicatrizes, até mesmo as de acne.

Qual a duração de um tratamento de peeling químico ?

 Pois varia com o objetivo do tratamento, o tipo de pele e o grau do problema. geralmente 5 ou 6 sessões, feitas com intervalos quinzenais ou mensais resolvem a maioria dos casos.

 

OBSERVAÇÂO;

 

Procure um profissional capaciatado para tratamento pois alguns pilling exigem internação para procedimento, e também si não for tomados os devidos cuidados pode ocorrer queimaduras.